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Salas temáticas na Escola Estadual Raimundo Cantanhêde - Jaru na Web

Educação

01/05/2018 às 10h29 - Atualizada em 01/05/2018 às 12h36

Salas temáticas na Escola Estadual Raimundo Cantanhêde

André Medenski da Silva
Jaru - RO

Quem trabalha com educação sabe que o ofício exige empenho constante por parte de todos os integrantes da comunidade escolar. Cabe aos professores, alunos, direção e funcionários pensarem coletivamente para fazer da escola um ambiente cada vez mais agradável a todos; sendo assim, a sala de aula deve ser entendida como um lugar que deve propiciar o aprendizado. Partindo desse princípio, a Escola Estadual Raimundo Cantanhêde, através da sua capacitada e eficiente gestão pedagógica, sob direção das diretoras Ciderli Santana e Erika Regina, decidiu implantar esse ano de 2018, um método que tem sido sucesso nas melhores escolas do nosso país, o método de Salas Temáticas e/ou Ambiente, esse método consiste em fazer com que o estudante vai se deslocando de sala em sala durante o período de estudo, conforme o cronograma de aulas previstas e o professor deve permanecer em sala de aula.
Após algumas semanas de implantação do sistema de rodízio dos alunos, constatou-se redução na quantidade de lixo e pichações nas salas de aula, o que era de se esperar, afinal de contas sempre haveria um professor em sala e quando ele não estivesse presente as salas estariam trancadas.
Um dos problemas levantados quanto ao novo método implantado foi de que ficaria uma ‘baderna’ nos corredores com a quantidade de alunos transitando; no entanto, com o tempo, percebemos justamente o contrário: os alunos se mostraram organizados e animados com a novidade, o que, criou senso de responsabilidade. Mas isso exigiu certo grau de organização da equipe pedagógica, em parceria com os inspetores de corredor.
Sendo assim, podemos destacar algumas vantagens e possibilidades criadas ao implementar a ideia de sala ambiente em conjunto com o rodízio dos alunos:
• Redução do lixo jogado no chão da sala de aula;
• Redução das pichações na sala de aula;
• Geração de maior senso de responsabilidade nos alunos;
• Criação da possibilidade de conscientizar professores e alunos com relação ao espaço da escola;
• Favorecimento da implementação da ideia de sala ambiente;
• Economia do tempo de preparo da sala para início das aulas;
• Evitação de maior desgaste dos professores (carregar livros, computadores, projetores, som etc.).


Fonte: Direção da Escola Raimundo Cantanhêde





















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