WhatsApp

69 9205-8984

Governo do Estado reinaugura escola Olga Dellaia - Jaru na Web

Educação

01/07/2017 às 10h38 - Atualizada em 01/07/2017 às 10h38

Governo do Estado reinaugura escola Olga Dellaia

-
FONTE: Assessoria

Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (30), o governador Confúcio Moura e o secretário de Educação, Valdo Alves realizaram a solenidade de reinauguração da reforma e ampliação do novo prédio da escola estadual Olga Dellaia, em Jaru. A solenidade foi realizada nas dependências da quadra poliesportiva da instituição e contou com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, entre elas, a Coordenadora Regional de Educação, Núbia Morali; o deputado federal Lúcio Mosquini; o prefeito João Gonçalves Junior, além dos três filhos, seis netos e um bisneto da professora Olga Dellaia que, por ter um importante legado na educação jaruense teve o seu nome escolhido para denominar uma das mais importantes escolas do município.


A solenidade foi iniciada com uma palavra proferida pelo pastor Robson Luiz Vicente realizando uma oração pedindo a Deus que continue abençoando a comunidade da escola Olga Dellaia. O pastor ressaltou a importância do ato de servir ao próximo, em uma clara comparação ao ato diário realizado pelos profissionais do estabelecimento de ensino.


Ao fazer o seu pronunciamento, a diretora da escola Ilza Rodrigues da Silva demonstrou estar bastante satisfeita com obra realizada pelo Governo do Estado na escola. A instituição foi contemplada com uma quadra poliesportiva coberta, 16 salas de aula em dois andares, Laboratório de Ciências e Informática, além de uma ampla reestruturação nos setores administrativo e pedagógico. Ilza Rodrigues agradeceu às escolas Plácido de Castro e Capitão Sílvio, instituições que receberam os alunos desde o início das obras ainda em 2016, à igreja Batista e à comunidade escolar do Setor 01-A que também acolheram com muito carinho alunos e servidores durante o período em que o seu espaço escolar estava em obras. Outro agradecimento foi ao prefeito João Gonçalves (PSDB) e à Câmara Municipal de Jaru por serem favoráveis à seção de parte do terreno que pertencia à escola Pato Donald para construir os banheiros da quadra construída pelo Estado.


A coordenadora regional de Educação, Núbia Morali agradeceu ao governador Confúcio Moura por entender a importância de uma obra com tamanha magnitude para a comunidade da escola e não medir esforços para que o município fosse contemplado com os recursos necessários para transformar em realidade um antigo sonho de alunos, pais e servidores do estabelecimento de ensino. Núbia Morali pediu um minuto de silêncio relembrando a memória dos funcionários Sueli Rosa Meira dos Santos (falecida em 21 de outubro de 2016) e Jedaías Vieira Lopes, falecido no dia 18 deste mês, profissionais considerados importantes na trajetória de 33 anos da escola Olga Dellaia em Jaru.


Quem é a professora Olga Dellaia?


Olga Dellaia de Souza nasceu em 22 de setembro de 1941 na cidade de Colatina (ES). Filha de Ricardo Delaia e Marcela Pereira de Jesus, Olga iniciou suas atividades profissionais no ano de 1959 como professora em uma escola existente no município de Nova Venécia no Estado do Espírito Santo. Ela se casou em 22 de abril de 1962 com Nilton Menezes de Souza. Dessa união nasceram três filhos: Maria Glória de Souza, Flório Menezes de Souza e Maria Aparecida de Souza, todos felizes e honrados em virtude da educação dada pela matriarca Olga Dellaia.


A vinda de Olga Dellaia para Rondônia ocorreu em março de 1970 quando o hoje estado ainda se chamava Território Federal de Rondônia. Inicialmente, Olga residiu em Vila de Rondônia (atualmente Ji-Paraná) e dois anos depois (1972), mudou-se para o vizinho município de Ouro Preto do Oeste. Em 1973, Olga Dellaia chegou ao município de Jaru e atuou no na área da educação até o ano de 1979, desenvolvendo com maestria a profissão de educadora, a qual havia escolhido para desenvolver a sua missão terrena.


 O início profissional de Olga Dellaia em Jaru foi na Escola Rural Inaldo Seabra de Noronha, que à época era localizada às margens da BR 364, Km 04, onde, inclusive, ajudou a fundar a instituição. Tempos depois, ela foi transferida para uma instituição que existia no Km 04 da Linha 605, onde encerrou as suas atividades como professora. “Olga era espontânea e sempre quis ser professora”, revelou uma de suas filhas, Maria Aparecida de Souza em 2013 a Elias Gonçalves, autor do livro “Vivendo Nossa História”, obra que relata a história de todas as escolas públicas de Jaru.


Em 1979, após deixar de atuar no campo da educação, Olga Dellaia resolve investir na área alimentícia e abre um restaurante às margens da BR 364. Porém, em 1980, o inesperado aconteceu. Ela foi acometida por um câncer e mesmo recebendo os cuidados médicos, veio a falecer em 26 de junho de 1982, deixando saudades e ótimas recordações em todos os lugares por onde passou. Após aproximadamente dois anos, Olga Dellaia recebeu como homenagem o seu nome em um estabelecimento de ensino, tornando-a memorável na vida de muitas pessoas da comunidade jaruense.


      


 


 

 

Comentários

Veja também

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

09/06/1963
Johnny Depp
04/06/1975
Angelina Jolie
02/06/1975
David Beckham
01/06/1937
Morgan Freeman
01/06/2018
Celso Portiolli
01/06/2018
Marilyn Monroe
© Copyright 2015 - 2018 :: Todos os direitos reservados